AS COISAS VELHAS PASSARAM

Estava eu lendo meus feeds, e qual não foi a minha surpresa em ver que, um dos feeds que assino, um blog gringo sobre designe, arquitetura e urbanismo, o inhabitat, escreveu um post sobre transportes, e falava justamente sobre o renomado sistema de transportes de Curitiba, considerado um dos mais eficientes do Brasil, e modelo já muito copiado em outros países.

Fiquei muito orgulhoso, pois, num país que é conhecido internacionalmete pelo turismo sexual, pelo carnaval, pela corrupção e pela violência, ser reconhecido por idéias inovadoras como esta, que transformam cidades, trazem qualidade de vida, e que mais que isso, é importada para outros países, isso sim é fantástico.

Segue abaixo pequeno trecho traduzido do post.

[…] Este sistema revelou-se tão bem sucedido que tem inspirado o TransMilenio em Bogotá, Colômbia, bem como a Orange Line de Los Angeles, California, e de um futuro sistema de transportes na Cidade do Panamá, Transmetro sistema na Cidade da Guatemala, Guatemala, e O Metrobús da Cidade do México. Muitos sistemas de transportes público não podem dizer isso. […]

Veja o post na íntrega clicando aqui

Anúncios

Comentários em: "Blog estrangeiro fala sobre Transporte Metropolitano de Curitiba" (8)

  1. Curitiba é mesmo um dos lugares mais lindos e organizados que já conheci. Sua arquitetura e infra-estrutura urbana são dignas do máximo reconhecimento. Além disso é um dos mais importantes pólos culturais do País. Adoro quando tenho a oportunidade de voltar a esta cidade, cujo povo é generoso e hospitaleiro. Adorei a postagem.

    Grande abraço!

  2. Oi Andre

    Há muito que quero visitar Curitiba, por esses e outros motivos, conhecer outros lugares é muito bom, especialmente se for tão bom assim.

    Abraços

  3. Show cara! Legal o Brasil ser visto por algo que ele próprio fez.

    Só que eu não me lembro mais como funciona o sistema de transportes de curitiba! Só pesquisei uma vez na vida, a anos…

  4. boa noite,
    de que cidade estão falando? Curitiba? exemplo?
    temos aqui 800 favelas (na RMC, só 122 em Curitiba), somando 520 mil favelados da cidade modelo… estamos no topo da violência urbana nacional, 1,9 homicídios por dia (conforme o maior jornal do estado), em Curitiba, somente em 2008 foram morto 197 pessoas, em Porto Alegre 61 pessoas… nosso ar hoje, em certos momentos do dia é pior do que SP, pois temos mais carros nas ruas devido a falência do sistema de transporte que mencionam perfeito… chegar por hora!!!
    venham conhecer a nossa verdadeira cidade, longe do centro perfeito e limpo, mas as suas bordas periféricas…
    abraço

  5. Oi Nilson

    Realmente, nem tudo é um mar de rosas, bem sei, moro em São Paulo, uma cidade cosmopolita, invariavélmente em São Paulo é possível encontrar de tudo, de tudo mesmo, é quase que um universo infindável, mas nem por isso foca em acerta seus traumas, como é o caso hoje do caos urbando que esta se tornando o trânsito, pra se ter uma idéia, em dias de domingo depois das 21 horas, acredite, têm tránsito.

    Pois é meu amigo, e nem vamos falar das inúmeras favelas, bolções de pobreza, ar poluído, rios poluídos, há dias que penso que estou fazendo aqui.

    Mas há os que dizem: “locomotiva do Brasil”, então eu lembro, meu emprego.

    Somente fico feliz de ver boas iniciativas como esta citada no post (que já até existe algo parecido por aqui), que me pergunto por que diabos não levaram essa ideias para todos os cantos da região metropolitana?

    A resposta é clara, vontade política, que aliás, política não é mesmo a vocação dos brasileiros.

    Mas fica registrado ai minha opinião

    Abraços

  6. sou curitibano,moro em minas a 3 anos,toda vez que volto pra curitiba eu vejo a disparidade de organização que existe entre ela e as outras capitais.
    mas o que mata é essa propaganda discriminada,isso acaba iludindo pessoas em busca de dias melhores,dinheiro facil.
    chegando la percebem que nada é de graça e que la se trabalha duro.dai vem favelas,junto a isso a criminalidade.
    a prefeitura adora essa propaganda idiota.o mesmo erro do rio de janeiro e hoje curitiba no topo da violencia urbana.
    uma pena-
    mas mesmo assim,uma cidade anos luz a frente nesse brasil de terceiro mundo.

  7. Em todo lugar tem favela tem pobreza, nao existe um lugar perfeito , mas se comparado curitiba com as outras capitais do brasil, ela é sim a melhor, mas bem cuidada, mais limpa, o transito nao é tao catastrofico .. eu nao sei qual é seu problema contra curitiba nilson se é inveja pq vc nao mora em curitiba ou se mora entao vc nao conhece o mundo a fora , pq eu sou curitibana mas moro no RJ ultimamente.. e posso dizer q nao vejo a hora de voltar pra curitiba pois nao se compara , a diferença é astronomica, me desculpem os cariocas mas o RJ definitivamente esta um terror tanto na violencia quanto no calor quanto no transito, quanto na pobreza e quanto no mal cheiro, um trajeto q eu demoraria 40 minutos q é da minha casa ao meu serviço levo 2h e meia , e issu me intristece mto pq o rio tem mtas qualidades mas pena q o governo nao faz nada pra ajudar a população mais carente, o governo do rio só sabe mostra o cristo e o pao de açucar e esquece de todo o resto é mto triste, devemos ter orgulho de curitiba q apesar de seus locais mais pobres, a pobreza nao chega nem perto de outros estados brasileiros e existem muitos projetos em cima desses locais menos desprovidos, seria bom o nilson da uma pesquisada

  8. Bem, se formos falar de violência e cunho social… O Brasil inteiro está em pendência, né Sr. Nilson ? Se não gosta de Curitiba, dê o fora !!! Realmente temos os mesmos problemas de qualquer metrópole urbana, mas ainda é uma cidade boa de se morar. Região metropolitana já não é mais somente Curitiba, e sim responsabilidade de outros municípios, outras gestões. Amo esta cidade, vim do Rio de Janeiro ( onde morei por 22 anos ) e o sistema de Transporte é realmente diferenciado. Está defasado, é verdade, por culpa única e exclusivamente da gerenciadora do sistema ( URBS ) que não acompanha o ritmo de crescimento da cidade, e tem técnicos urbanísticos arcaícos e que são extremamente egocêntricos. A modernidade é tudo. Visto o próprio Transmilênio, que foi um dos primeiros à adotar o sistema RIT e com aperfeiçoamentos. Utilizo o sistema todos os dias, e posso afirmar que com simples alterações e modernizações bem irrisórias, seria muito mais atrativo e útil. Mas, isso já pende para o lado político da coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: